quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO AFRO DESCENDÊNCIA


Duração: dois dias

Série: Educação Infantil e Ensino Fundamental


Apresentação:

Por fazer parte dos temas transversais da grade curricular e trabalhar com resgate de valores e virtudes, os alunos possam adquirir a importância de respeitar e valorizar as diferenças de cada pessoa.


Objetivos Gerais:

Possibilitar no espaço escolar um trabalho que leve a todos, valorizar e reconhecer a diversidade cultural em nossa escola, e as influências do povo africano em nossa cultura brasileira.


Objetivos específicos:

· Levar o aluno a compreender e valorizar a diversidade da cultura em nosso país;

· Proporcionar em sala de aula momentos para debate, discussões em grupo, como foco a ser discutido o Racismo;

· Utilizar a diversidade presente no ambiente escolar para promover a igualdade, incentivando a participação de todos.


Metodologia:

Apresentação da história narrada no data show: “ MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”; para os alunos do Infantil e Fundamental numa sessão cinema.

Após, desenvolver com os alunos, uma socialização numa roda de conversa, possibilitando que o aluno coloque seu ponto de vista sobre o tema abordado, expondo sua opinião sobre o racismo.

Em seguida, cada professor irá desenvolver a atividade proposta para a sala de acordo com o descrito no projeto.


Recursos:

· Data show;

· DVD do filme: “Menina bonita do laço de fita”;

· Lápis e borracha;

· Lápis de cor;

· Folha sulfite;

· EVA de diversas cores;

· Cola quente;

· Tesoura;

· Caneta permanente preta e

· Folha almaço.


Produto final:

· Infantil e 1 Ano: Desenho do filme (a parte que mais gostaram);

· 2 e 3 Anos: Confecção da Menina com EVA;

· 4 e 5 Anos: Reescrita do texto apresentado.

OBSERVAÇÃO: Todos os trabalhos do produto final serão expostos no pátio da escola para apreciação de todas as pessoas.


Avaliação:

A avaliação será contínua através do desenvolvimento e participação dos alunos no decorrer das atividades propostas.


Autoras:

· Elizandra Zamboni;

· Flávia Raquel;

· Gabriela Fonseca;

· Giovana Correr;

· Tatiana Godoy;

· Camila Tavares e

· Rafaela Ometto.
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

Trabalho com crianças de 2 a 3 anos, e o diálogo entre aluno/professor e aluno/aluno é extremamente importante para esta faixa etária, pois é um período de descobertas, sempre em nossos diálogos, histórias, atividades, eles demonstram grande interesse em descobrir novas palavras.

As tecnologias que temos para o uso com os alunos na sala de aula, esta um pouco limitada, pois temos apenas o rádio, DVD e TV. Mas essas informações que estão diariamente integrada com os alunos faz com que os mesmos produzem mais para terem segurança de dialogar com os demais.
NAVEGANDO PELA WIKIPÉDIA E PELO WICKCIONÁRIO

Sempre ouço essa expressão, e então resolvi fazer a pesquisa.

A VER NAVIOS = ficou a olhar, abismado, sem ação e reação.

http://dicionariopopular.blogspot.com/2010/12/13-azar-cair-do-cavalo.html

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO

AUTORAS: Ana Carolina, Andrelina, Claudia, Clara, Fernanda, Patricia, Regilene e Suelen

DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: Fundamental 1
CONTEÚDO: Interpretação de enunciados de problemas
TEMA: Resolução de Situações Problemas

OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar problemas matemáticos, utilizando o hipertexto.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Interpretar e compreender os enunciados dos problemas.


DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:


  • Organizar as crianças em duplas e apresentar as situações-problema relacionadas ao cotidiano (anexo 1 - 2º ano);
  • Solicitar que os alunos descrevam um ao outro as possibilidades de resolução; utilizando o concreto;
  • Observar e interagir com os alunos os procedimentos utilizados para resolvê-los;
  • Perguntar: Quem pode ler o problema novamente? Há alguma palavra nova ou desconhecida? Do que ele trata? Qual é a pergunta? O que se quer saber?;
  • Retomar a leitura do enunciado quantas vezes forem necessárias e pedir que grifem informações que serão utilizadas. Em seguida, pedir que façam os cálculos, ou registrem da maneira mais adequada como chegaram na resposta.
  • Exibir no telão a proposta da mídia. As duas equipes, com suas cores de fichas diferentes, apresenta um aluno de cada vez para dar a resposta que foi discutida em grupo. O professor pode deixar tudo mais atrativo a eles se esconder longe da sala as fichas referentes às equipes. Eles têm o desafio de encontrá-las, correr, entregar ao professor e responder corretamente.

RECURSOS METODOLÓGICOS:
- Computador;
- Mídias ( cd’s e dvd’s, editados pelo SOME e SOMATEMATICA)
- Internet;
- Data Show;
- Lousa;
- Material do aluno: caderno, lápis, borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola, papel, tampinhas de garrafas pet, fichas de e.v.a. , em duas cores, com carimbo específico, etc.
Utilização de unidade, centena e dezena em fichas de E.V.A. com cores especificas para cada uma.
- Utilização e criação de jogos matemátiicos, usando tampinhas de garrafa pet.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada diariamente, através da participação, do interesse e de acordo com os objetivos alcançados, observando-se como cada aluno expôs sua forma de raciocínio, se usou técnicas que facilitassem a resolução dos problemas e se atendeu aos pré-requisitos necessários para chegar aos resultados corretos.
Utilizando-se os jogos das mídias SOME devemos considerar pontos positivos para a a equipe vencedora como incentivo à prática do bom trabalho em grupo. Pode-se avaliar tentando descobrir como o aluno chegou ao resultado, quanto ao método que foi usado por ele, à partir da observação e explicação do aluno.
Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos procedimentos utilizados.Observe também a participação nas situações de discussão registrando opiniões.

Maria Clara Ercolin
Andrelina Vitti (Nina)
Regilene Urquiza
Tatiana Godoy Franco
Elizandra Zamboni da Silva
Gabriela Dos Santos Fonseca
Rafaela Ometto




ANEXO 1 - 2º ano

Luana chegou com 14 tampinhas e saiu com 30. Quantas figurinhas ela ganhou?

terça-feira, 15 de novembro de 2011

 CONCEITUANDO O HIPERTEXTO

O hipertexto é um documento eletrônico que se desdobra a partir de um link, usado para facilitar, agrupar ou organizar uma série de informações de um mesmo conteúdo, conta com recursos de sons, imagens, palavras ou trechos em forma de atalhos, o que deixa o texto mais completo e convidativo. A facilidade de navegação entre páginas através de um hipertexto é um fator fundamental, uma vez que permite ao leitor ter acesso a um emaranhado de informações ligadas entre si, pois dá referência a um mesmo conteúdo diretamente buscado, o que colabora no entendimento e nas dúvidas.
O hipertexto propõe vias de acesso e instrumentos de orientação sob forma de diagramas, de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos, o que vem favorecer, segundo Lévy, um domínio mais rápido e fácil da matéria do que através do audiovisual clássico ou do suporte impresso tradicional (Lévy, 1993: 40).
É uma ferramenta de extrema importância no enriquecimento das atividades pedagógicas a serem utilizadas pelo professor, pois fornece subsídios para um maior aprofundamento de conteúdos.

NEVEGANDO NA BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO

A) Nossa pesquisa sobre “O que é Hipertexto?” no Google, listou aproximadamente 549.000 resultados, nos mostrando a complexidade do tema, e as inúmeras informações que podemos obter através das pesquisas. B) A pesquisa sobre o Hipertexto foi bastante tranqüila para nós, chegamos a conclusão que já conhecíamos o assunto anteriormente, mas não conhecíamos a nomenclatura dada a ele. O Hipertexto é um texto com muito valor, pois através dele, clicando nos links, podemos obter inúmeras informações interligadas ao assunto, com muita facilidade, sem precisar fazer outras pesquisas, abrir novas janelas, e até mesmo se perder na pesquisa quem não tem muito conhecimento no manejo da internet. Para nós do grupo foi uma pesquisa que nos trouxe mais uma vez dentro do curso, muito conhecimento e novas informações.
NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
Um portal muito bem estruturado e completo, onde pode se ter um bom entendimento de qualquer informação relacionada à educação e cultura. Não encontramos dificuldades no conteúdo do site e na navegação.
Quando nos deparamos com coisas novas e dispersas, sempre enriquecemos nossos conteúdos, e assim, nossos ganhos nos possibilitaram mais conhecimentos  ampliando nossos horizontes, sempre com muita coerência.
Navegar a deriva pode nos trazer problemas, quando entramos em site desconhecidos, passando informações pessoais, baixando arquivos com vírus, entre outros, então devemos sempre navegar em sites confiáveis.
AS SEREIAS DO ENSINO ELETRÔNICO
Ambos exercem a mesma função, o de encantar a quem se aproxima, e a tecnologia vem nos conquistando cada vez mais, simplificando nossas vidas, enriquecendo nossas culturas e conhecimentos. E cabe a nós professores passar para nossos alunos o uso consciente, de novas técnicas, possibilitando assim a  construção do conhecimento.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Cabe a nós professores a importância em ensinar, orientar, estimular e incentivar as crianças a descobrir suas potencialidades social, emocional e ensino - aprendizagem. É uma tarefa muito gratificante, mas que exige um esforço e um empenho contínuo, pois encontramos muitos obstáculos nessa nossa trajetória. E como educadores devemos saber contorná-las.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AS SEREIAS DO ENSINO ELETRÔNICO
Ambos exercem a mesma função, o de encantar a quem se aproxima, e a tecnologia vem nos conquistando cada vez mais, simplificando nossas vidas, enriquecendo nossas culturas e conhecimentos. E cabe a nós professores passar para nossos alunos o uso consciente, de novas técnicas, possibilitando assim a construção do conhecimento.