quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO

AUTORAS: Ana Carolina, Andrelina, Claudia, Clara, Fernanda, Patricia, Regilene e Suelen

DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: Fundamental 1
CONTEÚDO: Interpretação de enunciados de problemas
TEMA: Resolução de Situações Problemas

OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar problemas matemáticos, utilizando o hipertexto.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Interpretar e compreender os enunciados dos problemas.


DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:


  • Organizar as crianças em duplas e apresentar as situações-problema relacionadas ao cotidiano (anexo 1 - 2º ano);
  • Solicitar que os alunos descrevam um ao outro as possibilidades de resolução; utilizando o concreto;
  • Observar e interagir com os alunos os procedimentos utilizados para resolvê-los;
  • Perguntar: Quem pode ler o problema novamente? Há alguma palavra nova ou desconhecida? Do que ele trata? Qual é a pergunta? O que se quer saber?;
  • Retomar a leitura do enunciado quantas vezes forem necessárias e pedir que grifem informações que serão utilizadas. Em seguida, pedir que façam os cálculos, ou registrem da maneira mais adequada como chegaram na resposta.
  • Exibir no telão a proposta da mídia. As duas equipes, com suas cores de fichas diferentes, apresenta um aluno de cada vez para dar a resposta que foi discutida em grupo. O professor pode deixar tudo mais atrativo a eles se esconder longe da sala as fichas referentes às equipes. Eles têm o desafio de encontrá-las, correr, entregar ao professor e responder corretamente.

RECURSOS METODOLÓGICOS:
- Computador;
- Mídias ( cd’s e dvd’s, editados pelo SOME e SOMATEMATICA)
- Internet;
- Data Show;
- Lousa;
- Material do aluno: caderno, lápis, borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola, papel, tampinhas de garrafas pet, fichas de e.v.a. , em duas cores, com carimbo específico, etc.
Utilização de unidade, centena e dezena em fichas de E.V.A. com cores especificas para cada uma.
- Utilização e criação de jogos matemátiicos, usando tampinhas de garrafa pet.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada diariamente, através da participação, do interesse e de acordo com os objetivos alcançados, observando-se como cada aluno expôs sua forma de raciocínio, se usou técnicas que facilitassem a resolução dos problemas e se atendeu aos pré-requisitos necessários para chegar aos resultados corretos.
Utilizando-se os jogos das mídias SOME devemos considerar pontos positivos para a a equipe vencedora como incentivo à prática do bom trabalho em grupo. Pode-se avaliar tentando descobrir como o aluno chegou ao resultado, quanto ao método que foi usado por ele, à partir da observação e explicação do aluno.
Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos procedimentos utilizados.Observe também a participação nas situações de discussão registrando opiniões.

Maria Clara Ercolin
Andrelina Vitti (Nina)
Regilene Urquiza
Tatiana Godoy Franco
Elizandra Zamboni da Silva
Gabriela Dos Santos Fonseca
Rafaela Ometto




ANEXO 1 - 2º ano

Luana chegou com 14 tampinhas e saiu com 30. Quantas figurinhas ela ganhou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário