CONCEITUANDO O HIPERTEXTO
O hipertexto é um documento eletrônico que se desdobra a partir de um link, usado para facilitar, agrupar ou organizar uma série de informações de um mesmo conteúdo, conta com recursos de sons, imagens, palavras ou trechos em forma de atalhos, o que deixa o texto mais completo e convidativo. A facilidade de navegação entre páginas através de um hipertexto é um fator fundamental, uma vez que permite ao leitor ter acesso a um emaranhado de informações ligadas entre si, pois dá referência a um mesmo conteúdo diretamente buscado, o que colabora no entendimento e nas dúvidas.
O hipertexto propõe vias de acesso e instrumentos de orientação sob forma de diagramas, de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos, o que vem favorecer, segundo Lévy, um domínio mais rápido e fácil da matéria do que através do audiovisual clássico ou do suporte impresso tradicional (Lévy, 1993: 40).
É uma ferramenta de extrema importância no enriquecimento das atividades pedagógicas a serem utilizadas pelo professor, pois fornece subsídios para um maior aprofundamento de conteúdos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário